(publicação destaque no Esse Cometário é 10, no Ética nos Negócios, Douglas Flinto, em 2009 por Luiz Henrique Lusvarghi)
Vê que ironia! analisemos Lincoln… a ironia é que, justamente, um americano…
1) Não criarás a prosperidade se desestimulares a poupança.
O Brasil empanturrou-se de tanto gastar. Nosso governo não estimula a poupança. Nosso povo não tem dinheiro para o amanhã, logo, não tem futuro!
2) Não fortalecerá os fracos se enfraquecerdes os fortes.
A pequena empresa, a pequena propriedade rural, e até o profissional liberal, têm medo de crescer - dado o modelo de carga tributária cascata. Uma tributação burra, que não favorece e não faz com que o maior possa ajudar alavancar o menor!
3) Não ajudarás o assalariado se arruinares aqueles que os paga.
Nosso CLT é o melhor dos desempregadores do país, quando precisava ser justamente o contrário. Baseado na Carta Del Lavoro, italiana e fascista, veio sofrendo ajustes eleitoreiros através dos tempos e hoje o empregador tem medo, veja bem, medo de empregar. Nosso CLT muitas vezes fomenta o ócio, além de ser totalmente anti-produtivo e ainda usa o marketing de Direitos Adquiridos.
4) Não estimularás a fraternidade humana se alimentares o ódio entre classes.
Porque os filhos de políticos não são “obrigados” estudar em escolas públicas?…..e por aí vai….
5) Não ajudarás os pobres se eliminares os ricos.
É preciso "rever" nossos ricos! Boa parte de nossas fortunas foram feitas através de ilícitos. Não podemos, por exemplo, deixar que Newton Cardoso continue sendo rico, mesmo que suas falcatruas tenham "prescrevido" e não podemos permitir mais que homens capazes e honestos não tenham como ajudar os pobres devido à um sistema de fiscalização que só favorece a classe política.
6) Não poderás criar prosperidade permanente baseada em dinheiro emprestado.
É necessário que nossa política de mercado seja regrada e com bases fundamentadas em princípios de alavancagem segura. Hoje apenas os bancos e todas as empresas que trazem benefícios eleitoreiros, ganham! Tomam dinheiro emprestado, um arrolamento eterno…uma hora tinha que estourar….estourou!
7) Não evitarás as dificuldades se gastares mais do que ganhas.
A coisa foi tão complicada que tem gente que vai acabar de pagar a televisão e o carro só na outra Olimpíada! Deu no que deu….
8) Não fortalecerás a dignidade humana se subtraíres ao homem a iniciativa e a liberdade.
Na época, Lincoln, óbvio, fez a citação com relação ao comunismo, mas este sentimento, hoje, pode ser sentido no desemprego. O Homem desempregado não se sente digno, sem iniciativa e sem liberdade…
e 9) Não poderás ajudar os homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilos que eles podem e devem fazer por si próprios.
Preste atenção porque Ainda existem ACMs na nossa política! Existem os “donos” dos currais eleitorais que querem, eternamente, dar ração aos pobres!
OS EUA, DE CERTA MANEIRA, SE ESQUECERAM DO QUE LINCOLN DISSE.
O TEMPO PASSOU E ACABOU QUE SE ESQUECERAM…
SE NÓS FIZERMOS, MESMO QUE POR UM TEMPO, CERTAMENTE DARÁ CERTO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário